quarta-feira, 15 de outubro de 2008

"... O Santo Martírio seria uma caricia de Jesus..."


- "É viva a Palavra quando são as obras que falam." (Santo Antônio)
- Como poderia dizer diferente nosso grande irmão Antônio, se, até o fim de sua vida procurou seguir fielmente todo o Santo Evangelho? Grande pregador, mas, muito antes, viveu aquilo que Deus propôs à sua vida. É por isso que sua palavra era escutada pelo coração das pessoas, pois não falava com sua boca, mas a sua vida era uma verdadeira dádiva de Deus, uma verdadeira oferenda às caricias do Pai.
- Um coração que adorou o Pai literalmente e que queria unir-se a Cristo, mesmo quando Ele fosse à cruz. Apaixonou-se pela vida franciscana ao ver os seguidores de Jesus Cristo por meio de Francisco indo para o Marrocos louvando e bendizendo graças ao Pai. Se acabasse aqui, seria uma coisa impressionante, mas ainda aceitável; mas o que nos é admirável é saber que os franciscanos louvavam mesmo sabendo que era certo o Martírio, e foi isso que apaixonou o pequeno coração de nosso Irmão. O mistério do Martírio esteve pregado fielmente à sua alma, apesar de não ter sido um Mártir, pois estava preparado para ser Imolado junto a Cristo, se fosse da vontade de Deus.
- "Ó meu Senhor Jesus, eu estou pronto a seguir-te mesmo no cárcere, mesmo até a morte, a imolar a minha vida por teu amor, porque sacrificaste a tua vida por nós." (Santo Antônio)
- Não viveu, se não para a glória de Deus. Em tudo era humilde e em tudo procurava ser apegado a Cristo. Viveu a pobreza, a Castidade e a Obediência e sem elas não viveria. Por sua vida ser um "evangelho ambulante" ele, em suas pregações, chegou a converter quase cidades inteiras. Verdadeira multidões se ajuntavam para escutar as palavras do Santo. Antes de ser conhecido, poucas eram as pessoas que o escutavam, podemos notar isso quando o Santo quer pregar e ninguém se dispõe a escutar. Mas ele, com sabedoria, se bota perto ao Mar e prega aos Peixes, dizendo: "Se os filhos de Deus não escutam Sua palavras, as criaturas de Deus hão de escutar". E foi assim um dos milagres mais conhecidos do Santo. Mas não devemos nos apegar somente aos milagres dele, pois isso é consequência de toda a sua vida santa. Os milagres de Santo Antônio devem, também, ser meditados atualmente e ver o que Cristo quer nos dizer com isso.
- Outro milagre de nosso grande Santo é a do Burro que não deixou de adorar Jesus Sacramentado. É interessante notarmos, que Antônio não eleva o burro à condição humana, mas nos mostra que muitas vezes somos piores que burros, pois não damos o valor necessário a Jesus escondido no Véu do Altar. Santo Antônio era um verdadeiro adorador. Voltando à frase do começo, podemos notar que ele também não restringia sua adoração à oração, mas em verdadeiros atos de Amor. Doou sua vida para libertar os presos por causa de dívidas, pois sabia "que a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro." (cf. I Timoteo 6:10).
- Em contato íntimo com o Menino Jesus, soube reconhecer como viver com o espírito de criança. Conheceu Maria em todos os seus gracejos e recebia do próprio colo da Mão o Menino Jesus.

Nenhum comentário: